SECRETARIA DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E IRRIGAÇÃO

 

SECRETARIA DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E IRRIGAÇÃO

MODELO DIDÁTICO DE PRODUÇÃO
AGRO-ECOLÓGICO - MDPA

E.M. E. F. Pedro da Costa


SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA – PB
2013
MODELO DIDÁTICO DE PRODUÇÃO
AGRO-ECOLÓGICO - MDPA


JUSTIFICATIVA

..............Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço interno e externo da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, é que se justifica a proposição de apresentar o MODELO DIDÁTICO DE PRODUÇÃO AGRO-ECOLÓGICO - MDPA, porque consideramos como um valioso instrumento educativo que irá contribuir na percepção e formação do alunado não somente com o cuidado do meio ambiente, mas também da qualidade de vida que irão usufruir com a execução do referido Projeto.
..............Público Alvo: Destinado a alunos(as) do Ensino Fundamental e Agricultores(as) do Município de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB.

..............Duração: por ser um projeto educativo teórico-prático ele será de forma contínua, por algumas razões:
• A escola sempre recebe novos alunos, principalmente, no ensino fundamenta e médio;
• A construção de valores não é formada no sujeito social apenas com uma prática, mas, sim quando se tem uma ação continua;
• O processo de preservação e conservação do espaço ocupacional e do meio ambiente só se aprende com a convivência.

..............Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.


Objetivos Específicos:

• Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;

• Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos, plantas medicinais, e ainda, ornamentais;

• Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;

• Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;

• Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;

• Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;

• Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;

• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida.

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